casamento


Casamento Comunitário realiza sonhos de 87 casais; cinco da mesma família vão se casar

Os preparativos para a festa de casamento na casa da família De Paula, no Pilarzinho, já estão prontos. Motivo para comemorar a família tem de sobra. Cinco dos De Paula se unirão oficialmente neste sábado (26), no casamento civil comunitário realizado pelo programa Justiça no Bairro, uma parceria da Prefeitura de Curitiba, Fundação de Ação Social (FAS) e Sesc.

Ao todo, 87 casais vão oficializar o casamento neste sábado. A cerimônia será às 18 horas, no Ginásio de Esportes Santa Rita, no Tatuquara. A união dos casais será oficializada pela desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do programa Justiça no Bairro.

A história dos De Paula começa com Ivonete Pereira de Paula, 43, e Arno Walter Hoffmann; eles se conhecem desde a infância, e segundo Arno, não podiam se cruzar pelas ruas do bairro que saía briga. Ele conta que ela jogava pedras no seu cavalo de estimação. No fundo, “coisa de gente apaixonada que faz de tudo pra chamar atenção”, afirma Ivonete, sorridente.

O casal está junto há 26 anos, tem 3 filhas, mas até hoje não sobrava dinheiro no final do mês na casa sustentada por Arno, que é pedreiro, e de Ivonete, que é doméstica, para que a união fosse legalizada. “Decidimos pelo casamento comunitário porque é de graça. Se fosse de outra maneira teríamos que economizar por algum tempo”, afirma Arno.

A filha do casal, Dayane de Paula Hoffmann (26), que é dona de casa, vai se casar com o gerente de faturamento Luiz Roberto Kopcinski (31). Eles estão juntos graças à armação de alguns tios que quiseram que os dois se conhecessem e os convidaram para uma janta. No cardápio, buchada. Por coincidência, um prato que eles gostam muito.

Pois é, a tal buchada rendeu muitas louças na cozinha. “Eu o convidei para ir lavar louça comigo, a gente se beijou e desde então estamos juntos. Já são 5 anos e agora, enfim, vamos poder oficializar”, afirma Dayane, enquanto segura com força a mão do futuro marido.

Dayane, aliás, foi a primeira a receber o convite de seus pais para se unirem no casamento comunitário. A partir daí, convidou os outros três casais e procurou a FAS para inscrever o pessoal. “Eram as últimas vagas, dei um jeito de encaixar toda a família”, conta.

Silviana Artigas de Paula (31), que é irmã de Ivonete, se casará com o vigilante Ernani Hanig (32). Eles estão juntos desde o carnaval de 1997, quando nos embalos de um baile na Sociedade Primavera, no Pilarzinho, trocaram os primeiros olhares. Ele se ofereceu para amarrar o cadarço do sapato dela - e a encantou.

Já são 14 anos juntos. Em 2008, casaram-se no religioso, mas segundo Ernani “o certo é casar no civil antes da igreja, mas infelizmente não pudemos. Agora com o casamento comunitário, promovido pela Prefeitura, vamos realizar esse sonho”.

O outro irmão de Ivonete, Délcio Pereira de Paula (34), é vigilante e se casará com a dona de casa Andressa Moreira Levandoski (31). Eles estão juntos há 3 anos. Ela o “fisgou pela barriga” - prepara com carinho a comida do futuro marido todos os dias, ele diz que ela faz um empadão como ninguém.

Conheceram-se como vendedores numa loja de sapatos e foi amor à primeira vista: entre tênis e salto alto trocaram o telefone. Hoje, criam os 3 filhos do primeiro casamento de Andressa numa casa quase pronta – “só falta a parte externa, estou ansiosa para casar e ver tudo arrumado”, afirma.

Para o casamento, Andressa fez questão de comprar um vestido florido – “Decidi que queria uma roupa com flores. E ainda tem o buquê, vai ser lindo”, conta. Os 87 buquês das noivas são oferecidos pelo Sesc.

Para a beleza das noivas, alunos voluntários do Liceu de Ofícios Bairro Novo farão a maquiagem e manicure. O penteado ficará por conta do Senac.

“Eu acho muito bacana a Prefeitura organizar e oferecer ajuda na arrumação das mulheres. Essas coisas são caras, eles darão tudo”, afirma Luiz Roberto, noivo de Dayane.

Ismael Pereira de Paula (40), também irmão de Ivonete, Délcio e Silviana, ficou tímido e preferiu ficar em casa com a futura esposa Adriana de Fátima Custódio (35). Mas segundo seus irmãos, não faltará o grande churrasco que farão para comemorar a união matrimonial de tantos membros da família.

Já está quase tudo pronto para festa depois do casamento. Segundo Arno, “o que faltar os amigos vão trazendo. Mas com toda certeza teremos um dia muito bonito com casamento, cervejinha, churrasco e que durará até as 6 da manhã de domingo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feriado de Tiradentes sangrento na RMC; quatro são baleados

Ex-policiais em carro roubado trocam tiros com a polícia no Mossunguê; um morreu