Wando continua no CTI e não será operado nas próximas 24 horas

Wando continua no CTI e não será operado nas próximas 24 horas
 O estado de saúde de Wando, de 66 anos, é estável, porém grave, de acordo com boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (31). Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Biocor, localizado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o cantor segue internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e não tem nenhuma intervenção cirúrgica agendada para as próximas 24 horas.
De acordo com o médico coordenador do CTI do Biocor, Heberth Miotto, Wando está sedado e respira com ajuda mecânica. O cantor também está ligado a um balão intra-aórtico, que ajuda a bombear o sangue. "Além disso, ele recebe medicamentos intravenosos, por meio de uma bomba de infusão, para estabilizar a pressão e ajudar o coração a trabalhar melhor", explicou Miotto.
O médico também afirmou que os recursos que estão sendo utilizados no tratamento do cantor aumentam as chances de recuperação. "Depois de apresentar essa estabilidade, esperamos que ele melhore em 24 horas. Se isso acontecer, começaremos a retirar os aparelhos que o ajudam a respirar", disse.
A angioplastia coronariana consiste na inserção de uma espécie de balão na artéria coronária obstruída. O procedimento dilata o vaso, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração. A gordura que estava atrapalhando a passagem do sangue fica entre esse balão e a artéria. Miotto explicou que depois do procedimento, o cantor precisará de acompanhamento médico contínuo. "Esse balão fica no organismo para sempre, ajudando para que o vaso não seja obstruído novamente", afirmou. Mas, ainda de acordo com o coordenador, "todos os procedimentos até agora buscam salvar o coração de Wando".
No caso de Wando, o problema cardíaco pode ter sido causado por uma má-formação congênita ou hábitos de vida não saudáveis, como comer muita gordura e sedentarismo. O tabagismo e a diabetes também podem provocar o quadro. Um amigo do cantor afirmou que, apesar de não fumar, ele “exagerava no prato” e não praticava atividades físicas. O intérprete brega-romântico, segundo equipe médica, também tem caso de problemas cardíacos na família. Seu pai e seu irmão morreram devido a doenças no coração.
Na sexta-feira (27), Wando começou a sentir dores no peito e foi internado por seu médico particular, sendo submetido, rapidamente, a um cateterismo. Como o cantor não apresentava melhora, na madrugada de sábado (28), precisou passar por uma angioplastia de urgência, para a desobstrução das artérias.
A família do cantor não quis se pronunciar sobre seu estado de saúde. Segundo relatos dos funcionários do hospital, a esposa de Wando, Renata Costa Lana e Souza, tem passado os dias no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feriado de Tiradentes sangrento na RMC; quatro são baleados

Ex-policiais em carro roubado trocam tiros com a polícia no Mossunguê; um morreu