Buraco aumenta e moradores estão com medo de entrar em casa; igreja pode desabar


O buraco que interdita a rua Rio Grande do Norte, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, aumentou nesta sexta-feira (27) e moradores estão com medo de entrar em casa “A cratera só está aumentando desde o primeiro dia (quinta-feira). Nossa preocupação é que as rachaduras tomem contam e destruam as moradias”, apontou Januir de Oliveira, que tem uma casa na beira do buraco.

O trânsito está impedido e algumas famílias deixaram suas casas devido à erosão. Marlene Carvalho, moradora próxima, disse que sua nora está tendo que dormir fora de casa. “A rachadura está quase no muro dela e se chegar vai cair tudo. Estamos sem saber o que fazer. Minha nora foi ficar com o filho no local em que trabalha”, contou.
Mineropar investiga

A Mineropar foi acionada pela prefeitura de Almirante Tamandaré e investiga a causa da cratera, que é identificada cientificamente como dolina, causada pelo fato do município estar no Aquífero Karst . O geólogo da Mineropar, Rogério Felipe, falou sobre como surgiu o buraco. “O solo de Almirante Tamandaré é frágil, o que impende instalações de indústrias inclusive. O tempo seco, aliado com a chuva que caiu, fez com que a cratera abrisse”, explicou.

O geólogo destaca que o buraco aumentar é algo previsto. “Ele vai chegar a um limite e parar. Existe uma casa e principalmente uma igreja com pequeno risco de desabar. A segunda inclusive pode ser interditada”, apontou.

Segundo o especialista, a solução para o caso é esperar. “Quando a cratera não se expandir mais, se faz necessário colar pedras para fechá-lo. Depois disso, a vida lá voltará ao normal. Infelizmente foi uma causa natural e não tem outra coisa a ser feita”, concluiu.

Nota prefeitura

A Prefeitura de Almirante Tamandaré informou por meio de nota que "em Tranqueira, a Rua Rio Grande do Norte foi interditada devido a uma dolina ocasionada com as fortes chuvas dos últimos dias. A via foi sinalizada pela Prefeitura que já acionou a Mineropar para fazer uma vistoria no local, uma vez que se trata de uma área sob o Aquífero Karst".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feriado de Tiradentes sangrento na RMC; quatro são baleados

Ex-policiais em carro roubado trocam tiros com a polícia no Mossunguê; um morreu