Supermercados fazem campanha para reduzir consumo de sal, no PR


Supermercados paranaenses começaram, nesta segunda-feira (5), uma campanha de conscientização sobre o uso de sal na dieta dos consumidores. A ação, realizada em parceria com o governo do estado, visa alertar as pessoas sobre o consumo excessivo do sódio e os problemas que essa prática pode causar ao organismo.
Nos supermercados, os clientes vão encontrar cartazes, panfletos e adesivos, com informações sobre os males do excesso de sal. Durante a primeira semana da campanha, estabelecimentos em Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa devem ter o material explicativo.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, o principal problema causado pelo consumo de sal em excesso está na hipertensão arterial. Devido ao sódio, o corpo retém mais líquidos, o que pode causar aumento da pressão sanguínea. Além disso, também podem acontecer outros males súbitos, como acidente vascular cerebral e infarto.
Campanha nacional
A campanha que tem início no Paraná, nesta semana, faz parte de uma mobilização nacional pela diminuição do consumo de sal. Até agora, só o Distrito Federal e Santa Catarina tiveram ações semelhantes, mas em caráter experimental. Nos próximos meses, a campanha deve ser estendida para os demais estados do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-policiais em carro roubado trocam tiros com a polícia no Mossunguê; um morreu

Carlos Simões ganha a liberdade.

A estudante de arquitetura e urbanismo, Maria Caroline da Silva, de 19 anos, registrou o momento em que uma capivara perseguiu um cachorro dentro do campus da Universidade Positivo, em Curitiba. A aluna contou que havia acabado de chegar à biblioteca quando parou para observar as capivaras. “O cachorro estava andando entre as capivaras quando de repente uma delas se 'injuriou' e começou a correr atrás dele, mas o cão foi mais rápido e a capivara Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa Conservação de Fauna da Prefeitura de Curitiba, Alexander Biondo, a capivara é um animal territorialista e para defender o espaço dela acaba sendo feroz. Ao G1 Biondo explicou que a capivara, em ambiente natural, não é agressiva, porém, fora do habitat e quando se sente ameaçada, pode atacar. Biondo ainda destacou outro problema. Muitas vezes os cães livres atacam os animais que vivem em parques da cidade, por isso, a prefeitura e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolvem um projeto chamado "Adote um Cão da UFPR". A Rede de Proteção Animal recolhe os cachorros abandonados e os encaminha para adoção. Esses cães recebem tratamento adequado, são castrados, vacinados e ainda recebem microchips de identificação. Interessados em adotar um cão podem acessar a página na rede